>

Chipre

Achou o nome estranho ou levemente familiar?

Destinos hoje consagrados, iniciaram sua trajetória como ilustres desconhecidos e Chipre não foge desta premissa.
Vamos iniciar nosso tour situando esta que é conhecida como o berço de Afrodite; ou Vênus, para os amantes da mitologia Romana.
O Chipre é um país situado no Mar Mediterrâneo e bem próximo da Turquia. Por estar a meio caminho da Europa e Ásia, teve seu passado pontuado por civilizações diversas que deixaram seu legado em obras que poderão ser admiradas até hoje.
Essa proximidade com a Turquia gerou em meados de 1970, conflito milita criando e permanecendo desde então a Green Line, divisão não física mas que separou Cipriotas,Gregos e Turcos ao norte da ilha. Não existem conflitos, mas as patrulhas ainda permanecem ativas.
Esta ilha é conhecida como o Império da Beleza e do Amor, qualidades atribuídas ao seu maior expoente mitológico, Afrodite.
O país faz parte da União Europeia dispensando visto para Brasileiros (a parte turca idem). Apesar de ser uma ilha, a melhor forma de acesso será através de avião posto que, não existem mais linhas de ferries da Grécia, apenas alguns cruzeiros.
Seus habitantes falam amplamente o inglês devido o período em que foi colônia inglesa (1878~1954) mas a língua oficial é o grego mas o turco também é falado em especial ao norte da ilha.
Sua economia tem no turismo seu principal pilar, embora destaque-se na exportação de vestuário, artesanato e forte influência na marinha mercante.
Apesar de pequena, possui uma gastronomia diferenciada e bastante saborosa. Saladas, grelhados de frango e porco constituem a dieta local, contudo, um dos pratos mais requisitados é o MEZZE, série de petiscos variados, mas incorporado como prato principal. Temos ainda como expoente o queijo HALLOUMI e a aguardente ZIVANIA, pratas da casa.
Assim como na Grécia, o mar tem um forte apelo para os turistas que no verão aproveitam suas temperaturas elevadas em suas praias e a noite com seus bares do tipo “pubs”, herança dos britânicos.
Esta pequena joia do Mediterrâneo oriental tem extensas praias lindíssimas e azuladas, pontuadas por colinas rochosas e montanhas arborizadas. Destacam-se as praias de Ayia Napa, as mais proeminentes e visitadas, sendo uma das mais importantes e principais deste país. São conhecidas como a “Tarifa” ou a “Ibiza” de Chipre. Com areia dourada, muitos bares com música, as águas não muito frias e cristalinas e um ambiente juvenil é tudo o que precisa para passar umas férias agradáveis.

Idioma Oficial

Grego e Turco

Visto

Não exige.

Embaixada do Brasil

Nicosia

Acheon 14 (na rua da Policlínica de Nicosia)
Ayios Andreas, 1101 Nicosia, Chipre
Tel: (+357) 22 59 23 00

Moeda

Euro

Hora Local

UTC +2
Horário de verão* UTC +3

*Todos os anos, à partir do último domingo de março até o último domingo de outubro.

DDI

+357

Ligações a Cobrar

0800 99 00 55

Melhor Época

Entre março e outubro, sendo julho e agosto o meses mais quentes.

Os Vôos

Não existe voo direto para o Chipre.
Algumas companhias que voam para a ilha são: Turkish Airlines, Lufthansa, Etihad Airwas, Air France, Emirates, British Airways, KLM, Qatar Airways e Swiss Airlines.

As maiores atrações do Chipre

Monte Olimpo


O Monte Olimpo é a cota de mais alto nível que se encontra em Chipre, os seus quase dois mil metros de altitude proporcionarão uma deslumbrante visão de grande parte da ilha. Este é um daqueles lugares que não se deve deixar de conhecer.

Zona arqueológica de Curium


Seus mosaicos são emoldurados por uma inigualável arquitetura cuja proteção, proporciona uma obra ímpar. Explore as ruínas de alguns templos que lamentavelmente não constituem uma visão adequada devido aos terremotos, a seguir os Banhos da Casa Efstolios e por fim o Anfiteatro.

Santuário de Apolo


É muito antigo, é do século 5 a.C.! Fica em Curium e trata-se de uma das mais importantes ruínas do Chipre e do mundo romano. É uma zona histórica extremamente bem conservada e estruturada pelo governo do país, com uma área com 15000 metros quadrados e com uma paisagem de tirar o fôlego.

Os Banhos de Afrodite


O lugar onde a deusa se banhava após as suas aventuras amorosas, são uma das principais atrações de Polis, província de Akamas. Diz-se que o seu amante favorito, Adônis, teria morrido aqui perto, devorado por um javali, pelo que as anêmonas do Chipre, ao invés do natural tom azulado, tomaram a cor do sangue derramado e das lágrimas de Afrodite.

Castelo de Kolossi


Em Limassol, na periferia desta grande cidade, encontrará o castelo de Kolossi, construído durante as Cruzadas por parte dos Cavaleiros Hospitalários. É um dos monumentos mais importantes de Chipre.

Mosaicos de Pafos


Os pisos de mosaico de nobres moradias que datam do terceiro ao quinto séculos DC são considerados entre os melhores do Mediterrâneo oriental. Representando principalmente cenas da mitologia grega, foram descobertos acidentalmente em 1962 por um fazendeiro que arava seu campo.



Telefone/Fax
Rio de Janeiro: (21) 2460-1599
Demais cidades do Brasil: 4020-2529

Helpdesk 24hs: (21) 99859-7157
Email: operacao@milessis.com.br