Croácia

 A Croácia recebe mais de 800 cruzeiros turísticos em seus portos nas principais cidades costeiras e nas 1.185 ilhas do país, e isso apenas no verão. Ao longo dos 1.778 quilômetros de extensão de sua costa, iates de europeus endinheirados disputam palmo a palmo um espaço no mar de água verde/azul-turquesa cristalina, enquanto locais bem vestidos passam o tempo entre cafés estilosos e butiques em alguma das diversas “old towns”.

A descrição acima caberia bem a qualquer trecho do litoral grego ou à Costa Amalfitana, na Itália, mas se aplica igualmente à Croácia, que começa a atrair os brasileiros aos poucos, mas que há pelo menos uma década ganhou o título de a “melhor praia da Europa”.
A primeira explicação está na localização: com o Mar Adriático em seu quintal, foi preciso apenas remodelar cidades já atrativas como Dubrovinik e Split para atrair os euros dos europeus com gostos mais refinados. Outro motivo é que, apesar de mais cara que outros países do centro-leste europeu, a Croácia ainda cobra preços convidativos para quem está acostumado a curtir férias em Ibiza ou Santorini. O mar é o grande cartão-postal desse país, mas dê uma chance ao conjunto de lagos que forma o parque nacional de Plitvice Lakes ou à culturalmente rica capital Zagreb para sentir um pouco do que tem a oferecer essa ex-nação da Iugoslávia que se tornou uma das maiores potências turísticas do continente.

Um passeio que vem ganhando muitos fãs na Croácia é o cruzeiro pela costa do Adriático. Desde o arquipélago de Zadar até Dubrovnik, ao sul, passando pelo paraíso do windsurfe em Brac e as montanhas e casas históricas de Hvar, Vis, Mljet e Jelsa, o turista fica mesmerizado com o belo espetáculo de ilhas rochosas, belo mar, história e natureza. Há ferries que ligam cada uma das ilhas e há boas pousadas em boa parte delas. Por terra, cidades como Zagreb estão ligadas a cidades turísticas importantes do centro da Europa como Budapeste (6 horas de viagem), Viena (6h40) e Munique (8h30), com reservas feitas através da DB Bahn. Chegar de carro também é uma excelente opção, principalmente para aqueles que planejam conhecer lugares mais isolados, incluindo a Eslovênia.
O aluguel de carro dentro e fora da Croácia é muito simples e as estradas são, no geral, bem mantidas e sinalizadas. Na hora de cruzar a fronteira haverá uma checagem de passaporte e aduana e também será necessário pagar a taxa de pedágio, que pode ser feita em euros, kuna ou mesmo em cartão de crédito. Com sua longa história e localização geográfica, a cultura croata é um tanto heterogênea, repleta de influência de povos que por aqui passaram. O mesmo vale para sua culinária, rica e variada. Na costa dálmata a oferta de pescados e pratos típicos gregos, vênetos e italianos estão bastante presentes, enquanto que em Zagreb e nas regiões montanhosas há claras inspirações húngaras, turcas e austríacas. Portanto, não se surpreenda em achar, com bastante frequência, especialidades regionais como goulash, apfelstrudel, baklava, nhoque e pimentões recheados nos restaurantes locais.

Visto

Não é necessário visto para brasileiros em viagens à lazer por até 90 dias.

Embaixada do Brasil

Embassy of Brazil in Zagreb – Trg Nikole Šubića Zrinskog 10/I – 10000 Zagreb

Moeda

Kuna Croata (HRK)

Hora Local

UTC+1
Horário de verão* UTC +2

* Todos os anos, à partir do último domingo de março até o último domingo de outubro.

DDI

+385

Ligações a Cobrar

0800 99 00 55

Melhor Época

Entre abril e setembro, sendo julho o mês mais quente.

Os Vôos

As companhias aéreas que levam até a Croácia são:

Qatar Airways, Iberia, Brititsh Airways, KLM, Tap, Air France, Lufthansa, Turkish Airlines.

As maiores atrações da Croácia

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

plitvice_thumb O Parque possui um amplo leque de lagos de água cor de turquesa, emoldurados por cachoeiras e pontuados com o verde de suas florestas, o Parque Nacional Lagos de Plitvice é conhecido por parecer cenário de sonho ou de contos de fada.

Brač

Brač esta pequena e simpática ilha do Mar Adriático com seus pouco mais de 13 mil habitantes, oferta em seus 396 km² um clima aconchegante e bucólico. Percorra suas estradinhas estreitas, ladeadas por seus charmosos muros de pedras e suas oliveiras.

Hvar

Hvar é uma ilha vizinha a Brač e destaca-se como destino de veraneio popular há mais de um século e, mesmo assim, parece permanentemente empoleirada no status de próxima grande atração.

Zagreb

Zagreb, capital da Croácia, onde se unem o encanto de Viena e Budapeste em uma escala reduzida. Esta cidade teve seu início como duas cidades fortalezas medievais no alto de colinas com vista superior do rio Sava, e foi reconstruída no período barroco como centro de negócios, perfeitamente localizada em rotas conectando a Europa Central ao Mar Adriático.

Dubrovnik

Dubrovnik. Quem já ouviu falar em unanimidade de um destino? Elogiado por 100 entre 100 especialistas em Turismo, esta linda cidade croata, presa entre o mar e as montanhas, na costa ensolarada do Adriático é ímpar como destino turístico, chega a ser quase perfeita.



Telefone/Fax
Rio de Janeiro: (21) 2460-1599
Demais cidades do Brasil: 4020-2529

Helpdesk 24hs: (21) 99859-7157
Email: operacao@milessis.com.br