Vector Image
top of page
  • Foto do escritorKarla Stephen

Um dia perfeito em Córdoba

A cidade de Córdoba nasceu por volta de 169 a.C, quando os romanos montaram um acampamento militar próximo ao rio Guadalquivir. 

Com o passar do tempo, o povoado foi aumentando dando origem à cidade.

As construções da cidade têm um estilo medieval, com bairros de ruas estreitas e pátios cheios de flores. 



Chegamos a Córdoba de carro. Assim como aconteceu em Almería, o app não indicava o local exato do hotel, pois fica localizado numa rua onde não passam carros. 


Até que uma viatura da polícia nos orientou e os seguimos até um estacionamento próximo para deixar o carro. 22 euros por pernoite. 

Como já estávamos próximos ao fim da viagem, deixei nas malas de mão tudo o que ainda íamos usar. Assim, não precisei descer as malas grandes do carro. E seguimos para o hotel Madinat – Calle Cabezas, 17, que fica bem no centro histórico, facilitando e muito a locomoção para conhecer a cidade. 


Simplesmente a melhor recepção que tivemos em todo roteiro pelo sul da Espanha. 


Trata-se de um hotel boutique, super aconchegante e bem decorado. 

Na chegada welcome drinks, com bebida deliciosa e refrescante de amora e doces deliciosos. Aquelas coisas que valorizo muito! Além disso ainda sentam com você numa sala de estar, pra te explicar de forma bem tranquila toda a história da cidade, falando sobre todos os pontos turísticos. 

Quando chegamos no quarto, nossas malas já estavam acomodadas e em cima da cama um ramalhete de flores e chocolates. Aí me apaixonei de vez pelo hotel. 



Como já era de tarde, saímos para almoçar. E novamente acertamos no lugar. Escolhemos o Fusión by sojo - Calle Enrique Romero Torres, 5.

Local belíssimo, atendimento impecável, pratos e sobremesas, tudo maravilhoso. Novamente fomos de frutos do mar, com um delicioso risoto e bacalhau. 


Um almoço super agradável com vista para o rio Guadalquivir. 



E saímos para conhecer Córdoba. 


Chegamos na ponte Romana, construída no século I a.C. 



E mais uma vez um pôr do sol inesquecível no sul da Espanha. 


Ao final da ponte tem a torre de La Calahorra. Uma torre de defesa da era muçulmana. Já serviu como escola e prisão. Hoje abriga o Museu de Al-Andalus que trata da existência de judeus, mulçumanos e cristãos. Todos que passaram pela região. 



Do lado esquerdo da torre, tem o parque Miraflores, inaugurado em 2003, ideal para caminhadas e apreciar o outro lado da cidade (centro histórico).

Do outro lado da ponte tem o portão da ponte, construída no século XVI. 



A cidade de Córdoba é muito famosa por seus templos, castelos e fortalezas. Foi uma região muito importante na era medieval. 

E seus pontos turísticos na sua maioria estão bem próximos. 


Ali temos a Mesquita Catedral de Córdoba, que já foi considerada a maior mesquita do mundo. E o nome se dá pelo fato de que já foi usado tanto por mulçumanos, como por católicos. O que justifica a mistura de arquitetura de duas culturas.  



Alcázar de Los Reys Cristianos já foi residência dos Reis Católicos Isabel de Castela e Fernando II de Aragão e tem em sua maior parte características cristãs.



O Palácio dos Marqueses de Viana tem em seu interior uma variedade de móveis e objetos que remetem às famílias nobres que viveram lá ao longo da história. 



A Real Iglesia de Santa Marina de Águas Santas foi construída no século XIII, sendo uma das mais antigas. É um templo católico com arquitetura medieval. 



Já a Sinagoga de Córdoba foi o único templo judaíco que não foi destruído após a expulsão dos judeus da cidade de Córdoba. Desde a sua construção, em 1315. Lá já foi hospital e até creche. E em 1885, considerada Monumento Nacional. 


A capela de São Bartolomeu foi construída após os cristãos expulsarem os judeus da cidade. E ela é um belo exemplo da arte mudéjar. Ou seja, possui características muçulmanas, judaicas e cristãs. 


O Palácio de La Merced foi construído no século XIII e já foi o convento Merced Calzada. Mas hoje é a Sede do Governo da Província de Córdoba. 



O Real Círculo de la Amistad é uma instituição cultural de 1854. Suas salas e bibliotecas são repletas de obras artísticas e literárias. 


O Templo Romano de Córdoba foi construído entre os séculos I e IId.C. e descoberto na década de 50. São 12 colunas localizadas em frente à Câmara Municipal de Córdoba.



Puerta de Almodóvar, foi construída em 206 a.C., após os romanos terem conquistado a cidade. E tinha o objetivo de defende-la. Mais um dos pontos localizados bem no centro histórico de Córdoba. 


Já mais próximo do centro comercial de Córdoba, temos a Plaza de Las Tendillas. É a praça mais movimentada da cidade. Cercada por diversos prédios históricos, lojas, restaurantes e cafés. Local perfeito para uma pausa.



La Juderia é o bairro judeu de Córdoba. Possui ruas estreitas de pedras, e em muitas não há trânsito de carro, como a do nosso hotel. E as casas sempre bem decoradas com flores.


Calleja de Las Flores, é uma das ruelas mais visitadas de Córdoba, pela sua beleza, pois é toda decorada com vasos de plantas e por ter várias lojinhas de souvenirs. 



Um local perfeito pra encerrar nossa passagem por Córdoba. Levando belas recordações dos nossos momentos pela cidade. 


Vale informar que fora do centro histórico tem hotéis maiores, porém afastados. E você precisará de carro. E provavelmente terá que parar num estacionamento pago, pois é o tipo de cidade para ser explorada a pé. 


Em Córdoba devolvemos o carro que usamos por todo o sul da Espanha. Fomos até o outro lado da cidade, próximo à estação de trem, para devolvê-lo. Não vem funcionário para fazer conferência, vistoria. Lá você apenas fecha o carro e deixa a chave numa espécie de cofre. 


Quem faz a conferência é o próprio cliente, que caso tenha tido alguma ocorrência, sinaliza no App. Mas não foi o nosso caso. 

Tomamos um café e pegamos o trem seguindo para o próximo e último destino da Espanha: Madri. 


 

Deseja vivenciar uma experiência inesquecível como essa? Entre em contato conosco na Milessis Operadora e descubra as maravilhas de Córdoba. Estamos ansiosos para tornar a sua viagem uma jornada única e memorável. Reserve agora e prepare-se para momentos incríveis!



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page