Vector Image
top of page
  • Foto do escritorDaniela Santos

Grécia Anuncia Taxa Climática para Turistas a Partir de 2024

Atualizado: 5 de fev.



A Grécia dá um passo pioneiro na luta contra as mudanças climáticas com a implementação de uma nova taxa turística, efetiva desde janeiro de 2024. Este artigo detalha o impacto deste imposto sobre as diferentes opções de hospedagem no país.

Viajantes que optarem por roteiros para a Grécia para sua estada, seja em hotéis luxuosos, vilas encantadoras, apartamentos aconchegantes ou quartos charmosos, contribuirão com a nova taxa climática. Dependendo do local e da categoria da hospedagem, o valor adicional varia de 1,50 a 10 euros por noite.



A taxa, ajustada conforme o tipo de alojamento e a temporada do ano, é estruturada da seguinte forma:


Taxas por apartamento e por noite de hospedagem

Tipo de acomodação

De março a outubro

De novembro a fevereiro

Taxas anteriores de 2018 a 2023*

Hotéis 5*

10,00

4,00

4,00

Hotéis 4*

7,00

3,00

3,00

Hotéis 3*

3,00

1,50

1,50

Hotéis 2*

1,50

0,50

0,50

Villas/Casas

10,00

4,00

4,00

* As taxas anteriores eram taxas de turismo e não taxas de alterações climáticas como as atuais.


Na alta temporada turística, que vai de março a outubro, hóspedes em estabelecimentos de luxo, como villas e hotéis 5 estrelas, contribuirão com 10 euros por noite. Em opções mais econômicas, incluindo pequenos hotéis, a taxa é de 1,50 euros por noite.

Durante os meses de inverno, de novembro a fevereiro, há uma redução do valor cobrado, alinhando-se à baixa temporada.


Essa iniciativa climática, que substitui a anterior taxa hoteleira de 0,50 a 4 euros, é estimada para gerar cerca de 300 milhões de euros em 2024, fortalecendo os cofres públicos gregos.



Os fundos arrecadados serão alocados para robustecer a infraestrutura do país contra o aquecimento global e reparar danos de desastres naturais, como os incêndios em Rodes e inundações na Tessália que ocorreram no ano passado.


A nova medida levanta preocupações no setor quanto ao potencial desincentivo ao turismo, mas, paradoxalmente, há expectativa de um fluxo turístico recorde para 2024. Notavelmente, o turismo fora da alta temporada tem crescido, revelando o apelo atemporal da Grécia.


Vale a pena ressaltar que as cidades de Atenas, Mykonos, Santorini e Creta não sofreram tanto com as alterações climáticas ocorridas na Grécia.


Quer saber mais sobre como a nova taxa climática na Grécia pode afetar sua viagem?

Entre em contato conosco para obter informações detalhadas e planejar sua próxima aventura de forma consciente e sustentável!





304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page